o Evangelho Pentecostal, através da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, chegou ao Município de Silva Jardim/RJ na década de 1920, mas precisamente em 1928, sob um grande ímpeto evangelístico, vindo de Rio Bonito o alvo inicial. A mensagem trazida pelos Pastores João Evangelista e Moises Soares da Fonseca, atingiu com rapidez as regiões de PIRINEUS, Bananeiras, Imbaú, Correntezas, Silva Jardim, Gaviões, Salto D’água, Maratuã, Aldeia Velha e Cesário Alvim (2ª maior estação ferroviária de então).
Em 1929 foi inaugurada a 1ª Igreja Assembléia de Deus no Município, na localidade de Pirineus – 3°. Distrito.
Em Bananeiras – 4°. Distrito – João Evangelista chegou pela primeira vez em 03 de dezembro de 1930 e não encontrou nenhum crente. Entre 1931 e 1932 a região de Rio Bonito e Silva Jardim já contava com 600 crentes, quase todos batizados no Espirito Santo.
Em fevereiro de 1933, João Evangelista se despediu da direção, indo para Piauí, ficaram a frente da obra Moises Soares, Manoel Mendonça, Hermenegildo Marinho.
O Evangelho prosseguia no mesmo ímpeto em todo o Município e muitas almas foram alcançadas pela salvação em Cristo Jesus.
O Município de Silva Jardim era um só campo até abril de 1962. Ali devido ao grande crescimento de fiéis e Congregações, houve por bem a liderança de então Pastor Osvaldo Pereira, repartir os trabalhos. O 2° e o 4° Distrito (Aldeia Velha e Bananeiras) e congregações sob a liderança do pastor Osvaldo: Pirineus (30. Distrito) e Imbaú, com o pastor José Adenor da Costa (Zé Trincão) e a Cidade de Silva Jardim e mais três Congregações (Cesário Alvim, Correntezas e Areias), com o Pastor Odino Miranda.
Até essa etapa tudo muito difícil. Estradas de chão ou caminho de animal, meio de transporte a pé ou a cavalo, sem energia e sem telefone em todo o Município. A BR- 101 iniciou ser implantada em 1952, existia muitas dificuldades para os nossos pioneiros e para os primeiros convertidos, mas o Espírito Santo os impelia ao labor com grande vigor e inflamados a vitória foi sendo conquistada gradativamente ao longo desse período de aproximadamente 90 anos e hoje mais de 54% dos munícipes estão evangelizados. “Esforçai-vos e não desfaleça as vossas mãos porque a vossa obra tem uma recompensa. II Cron. 15:7”. Até aqui nos ajudou o Senhor. .